sábado, 4 de outubro de 2008

Teorias da Conspiração II - Paul is Dead

Mais ou menos em 1966, Paul McCartney sofreu um acidente de moto do qual saiu ileso, a não ser pelo dente quebrado e por uma pequena cicatriz no lábio. Nessa mesma época os Beatles anunciaram que não iam fazer shows ao vivo. Esses dois fatos deram origem a maior teoria da conspiração da história, que alegava que Paul teria morrido e substituído por um sósia.
O fato real é que depois do último show, que foi feito em agosto de '66 em São Francisco, da época do album Revolver (1966) os Beatles anunciaram que não iriam mais tocar ao vivo, já que os arranjos complexos e os bons resultados com mixagens que seriam difíceis de reproduzir ao vivo.

A Morte de Paul

O Beatle teria morrido em um acidente que ocorreu as 5 da manhã, no qual ele foi decapitado ou teve a cabeça esmagada por um carro já que não viu o sinal fechar, como diz a letra da música A Day In The Life: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights has changed" (Ele perdeu sua mente (cérebro) para fora do carro...ele não percebeu que o sinal havia mudado).
No acidente ele teria sido mutilado, não sendo possível fazer um reconhecimento do cadáver. Para não terminar com a banda no seu auge, foi feito um concurso de sósias em que o vencedor William Campbell ou Billy Shears, que também era um ótimo baixista (dizem que ele tocava melhor que o próprio Paul), fez uma série de cirurgias plásticas para aumentar sua semelhança com o baixista. O único detalhe que passou despercebido foi uma cicatriz em seu lábio que não pôde ser retirado. Na realidade, como eu disse acima, Paul tem essa cicatriz devido ao acidente de moto.

Dicas da Morte de Paul nos álbuns:

John Lennon jamais aceitou a farsa, começando a espalhar dicas ou pistas subliminares para os fãs do grupo sobre a morte do parceiro, nas famosas capas e nas letras dos álbuns da banda. Clique nas fotos para ampliá-las

Rubber Soul (Dezembro de 1965)

A foto foi tirada de baixo, que seria a visão que Paul agora teria deles.

A foto é um pouco distorcida, para não repararem na mudança.

A letra de In My Life diz: "some are dead and some are living". "Alguns estão mortos e alguns estão vivos" que diz que os Beatles não estão mais juntos.

Um dos trechos de I'm Looking through You diz "You don't look different but you have changed, I'm looking through you, you're not the same... you don't sound different... you were above me but not today, the only difference is you're down there..." que quer dizer "Você não parece diferente mas você mudou, Estou olhando através de você, você não é o mesmo(referência ao sósia)...Você não parece diferente...você estava acima de mim, mas não hoje, a única diferença é que você está lá embaixo"
Revolver (Agosto de 1966)

Pela primeira vez os Beatles aparecem em um desenho na capa, para o falso Paul não ser desmascarado.
Há uma mão acima da cabeça de Paul, como se abençoasse um morto. Isso irá acontecer várias vezes em outros álbuns.

A música Taxman é sobre um taxidermista, pessoa responsável por empalhar animais mortos e fazer parecer que eles ainda estão vivos. (referência ao fato de Paul estar morto e parecer estar vivo por causa do sósia). Há várias pistas nessa música, mas a mais interessante é "my advice to those who die -taxman.." ou seja "meu conselho para aqueles que morrem, um taxidermista".

Dr Robert seria o responsável por tentar salvar Paul, como diz o trecho "He does everything he can, Dr. Robert"ou "Ele fez tudo o que pôde, Dr.Robert" dizendo que ele fez tudo o que era possível para salvar Paul.
Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (Junho de 1967)

A capa, que junto com a capa de Abbey Road é uma das mais conhecidas dos Beatles, mostra uma sepultura (veja os arranjos de flores) com todas as pessoas presentes.

Novamente há uma mão sobre a cabeça de Paul

Um dos arranjos de flores forma o desenho de um baixo de canhoto, mostrando que Paul seria o cadáver que estava sedo sepultado. O baixo tem apenas três cordas ao invés de quatro, mostrando que os Beatles perderam seu quarto companheiro.

Uma boneca da gravura da capa segura um carro de brinquedo. O carro seria do mesmo modelo do em que Paul haveria morrido. Note que o interior do carro é vermelho em referência ao sangue decorrente do desastre.

Embaixo de onde se lê Beatles, há uma estátua da Deusa Shiva, Deus Hindú da morte. A estátua aponta para Paul.

Na frase da bateria há a data da morte de Paul "I One IX He ^ Die". O significado surge de simples conexões "I One" é Onze (11), "IX" é nove (9) em romanos. Finalmente "He" e a seta que surge entre esta e "Die" aponta diretamente para McCartney em sua ponta superior e para o suposto túmulo em sua ponta inferior. Conclusão no mês 11 (novembro), dia 9, ele (Paul) morreu. Daí surgem controversias, na leitura americana trata-se do mês 11 e do dia 9, mas na Inglesa entende-se Setembro (9), dia 11. Mas já que Paul teria sofrido o acidente em uma quarta, bastou verificar e atestar que 9 de novembro de 1966 era uma quarta-feira.

Na letra de Sgt. Pepper's Lonely hearts Club Band: "so let me introduce to you the one and only Billy Shears" ou "deixem-me apresentar o primeiro e único Billy Shears". Billy é um apelido para Willian (Campbell, o sósia que substituiu Paul).

Um outro fato interessante é Este fato é que na contra capa do álbum na foto dos Beatles além do famoso detalhe que mostra Paul virado de costas para a câmera, pode-se notar George Harrison apontando o dedo indicador direito exatamente para a frase de "She´s Leaving Home" que diz "Wednesday morning at five o´clock as the day...". Dia da semana e hora da suposta morte do Beatle.

White Album (Novembro de 1968)

Em I'm So Tired ao ouvir o trecho final da música ao inverso surge claramente a voz de John Lennon dizendo "Paul is dead man, miss him miss him."

A música Revolution #9 seria sobre a morte de McCartney (o sobrenome tem 9 letras). "My fingers are broken and so is my hair" ou "meus dedos estão quebrados e meu cabelo também".

Ao ouvir o verso "number nine" ao inverso surge a mensagem "turn me on dead man". Ainda ao inverso podem-se ouvir outras pistas, incluíndo "Let me out!". Seria McCartney gritando para sair de seu automóvel?

Yellow Submarine (Janeiro de 1969)

Na capa aparece novamente uma mão aberta sobre a cabeça de Paul.

O submarino na capa se assemelha a um caixão enterrado sobre a montanha.

Abbey Road (Setembro de 1969)


Na capa com os Beatles atravessando a rua, Paul está com os passos trocados, descalço (os mortos na Inglaterra são enterrados descalços), de olhos fechados e com um cigarro(conhecido como 'Prego de Caixão') na mão direita, sendo que Paul era canhoto.

Cada integrante da banda usa roupas que representam parte de um funeral: John é a religião ou Deus (já que disse que os Beatles eram mais populares que Jesus), Ringo é a Igreja/Padre ou alguém que está de luto, Paul é o cadáver e George é o coveiro.

Um fusca branco estacionado na rua tem a placa 28IF um lembrete de que Paul teria 28 anos se (if) estivesse vivo. O Fusca na Inglaterra é chamado de 'Beetle'.

Na letra de Come Together "one and one and one is three" ou "um mais um mais um são três" dizendo que só restam três Beatles vivos.

Um carro parece vir em direção a Paul. Ou, como os ingleses dirigem na mão esquerda, parece que o carro já atingiu Paul e segue em frente.

Na contra capa há marcas de balas que claramente formam o número três ao lado de onde está escrito 'Beatles'. Note que não está escrito 'The Beatles' e sim 'Beatles' do lado do número 3, mostrando que eles não são mais 'Os Beatles' e sim apenas '3 Beatles'.

5 comentários:

Unknown disse...

os posts n era toda segunda, quarta e sexta? então cade o de hj?

Danilo Cruz disse...

adoro assuntos deste tipo. muito bom!!!

Brunão disse...

Perfeita lot parcero

muito boa mesmo

Anônimo disse...

abaixo voce fala que é mentira...

Anônimo disse...

se Paul morreu em 1966 como deixaram mensagens no Rubber Soul de 1965?