terça-feira, 19 de agosto de 2008

Álbums para sempre...

Hoje eu vou fazer um 'post autoral' por assim se dizer, já que atualizar um site de notícias dá um puta trabalho, vou fazer um post mais light sobre rock n' roll e derivados...
Sabe aquele CD(ou LP, depedendo da sua idade) que, para comprar, você teve que economizar todo o seu suado dinheiro, mas quando começou a escutar, não conseguiu parar?E mesmo depois de 20, 30 ou até 40 anos ele ainda continua bom e inesquecível?É desses álbums que eu vou falar...Lembrando que o estilo de música que eu gosto é Rock e derivados(e isso não inclui emo):
Obs.:Eles não estão em ordem de preferência.

Iron Maiden- Powerslave (1984)
O melhor album do Iron Maiden, mas antes que me joguem pedras, eu sou obrigado a dizer: Não é o album mais 'clássico' da Donzela de Ferro, é logico que 'The Number of the Beast' é um ótimo album, mas Powerslave não tem sequer UMA música ruim no seu setlist e foi o álbum que levou a banda de Steve Harris ao Brasil, no lendário festival do Rock in Rio.'Aces High' é a melhor musica para abrir shows, 'Powerslave' tem a letra mais densa e foda que eu já vi, pois eu e o Bruce Dickinson(vocalista e autor dessa música) temos uma simpatia enorme com a cultura do egito antigo, que até foi o tema da tounê World Slavery Tour. Até as músicas mais desconhecidas como 'Flash of the Blade' e 'The Duellists' são ótimas músicas raramente tocadas ao vivo.

Pink Floyd - Dark Side of The Moon (1973)
Meu pai é um viciado em Pink Floyd e me apresentou esse album e, desde então, eu viciei em 'Money', 'Time', na verdade eu viciei em todas as musicas, pois esse album não tem muito sentido se você escutar as musicas separadas, você tem que encarar como se todas fizessem partes de um todo...viajei um pouco né? Efeito comum em quem escuta 'On the Run', uma múcia inteira um uma só batida de bateria e um monte de sons malucos em volta. Esse é um album é extremamente denso e complexo e trata dos problemas da vida, como tempo, dinheiro, loucura, etc. Mesmo não gostando do gênero, é um ótimo album. Antes que eu esqueça, se você colocar o CD ao mesmo tempo em que rola o terceiro rugido do leão da MGM do filme 'O Mágico de Oz'(1939) acontece o efeito 'Dark Side of the Raimbow' em que as coisas que acontecem no album tem a ver com o que acontece no filme. Outra loucura?Não vou entrar nesse mérito...


Guns n' Roses - Appetite for Destruction (1987)

O primeiro album de uma banda quase sempre é o melhor abum dela, e para o Guns n' Roses é claro que não foi excessão. É fase de ouro da banda, em que o Guns ainda não tinha virado a banda solo do Axl. O album já começa com 'Welcome to the Jungle', a música perfeita para abrir shows(e uma ótima fase do Guitar Hero), Logo depois há 'It's So Easy', em que quem assume os vocais é Izzy Stradlin, o guitarrista-base da banda, que tem um estilo bem diferente do de Axl e é o único ex-integrante que não se juntou ao Velvet Revolver. Não preciso comentar nada dos hits 'Paradise City' e 'Mr. Brownstone'
Sweet Child O' Mine merece ujm parágrafo à parte. Por mais que as pessoas façam c* doce e digam que não gostam de rock, eu não conheço uma pessoa que não goste de Sweet.
Uma curiosidade desse album é que os que entendem pouco de Guns não conhecem a verdadeira capa do álbum, que foi censurada por mostrar uma garota com a calcinha arriada até o joelho e um androide em posição suspeita veja a capa aqui.

Scorpions - Love at First Sting(1984)

Sabe aquelas músicas do Scorpions que todo mundo já ouviu?Provavelmente você pensou em alguma música de Love at First Sting. 'Rock You Like a Hurricane' e 'Still Loving You', hits desse album, são presença certa em quase todo show dos Scorpions. 'Crossfire' tem a batida de bateria mais maneira do álbum e as demais músicas completam o album de maneira perfeita. Assim como em Powerslave, não há musica ruim nesse álbum, que pode ser ouvido do início ao fim sem pular nenhuma música. Alguns fãs criticam a balada Still Loving You, alegando falta de criatividade na letra, ou apelo para a comercialização. Mas definitivamente a balada conquistou não apenas ouvintes de rock, mas admiradores de outros estilos musicais que passaram a conhecer o trabalho do grupo.Meu tio, que foi no Rock in Rio I, teve a oportunidade de ver praticamente o album inteiro ao vivo.

KISS - Love Gun (1977)

KISS foi a minha introdução ao rock n' roll, então é óbvio que eu tinha que colocar ao menos um álbum deles aqui. Eu escolhi Love Gun, pois ele tem uma coisa inédita nos álbums do KISS: A voz de todos os integrantes em pelo menos uma faixa de cada um. Ace Frehley(guitarra) canta em 'Shock Me', que fala sobre garotas em roupas de couro(?). Falando em garotas, esse é o tema do álbum, desde o título (Arma do Amor) e na capa, mostrando as groupies da banda ajoelhada aos pés dos integrantes além do fato de quase todas as faixas falarem de mulheres, como por exemplo em Got Love For Sale(Eu tenho amor para vender), a faixa título é certa em quase todos os shows, pro ser a preferida de Paul Stanley (vocal e guitarra), onde ele sempre canta em uma plataforma no meio dos fãs. Foi o maior sucesso do KISS na época, contabilizando 3 milhões de cópias.

Esses são albums imortais, que não ficam datados e podem ser escutados do começo ao fim e que, em sua maioria, só serviram para criar mais clássicos para cada banda.

Nenhum comentário: